google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorLetícia Barros

A tradição do Pé Roxo

Você Sabia?



A herança de uma pessoa não é restrita a bens materiais. O ser humano carrega um legado, uma bagagem que vai além da estrutura física. No caso da história do grupo de quadrilha Pé Roxo, o fato fica nítido. De pai para filho, há 59 anos, teve início a beleza de uma dança alegre, festiva, colorida por demais. Composta por mineiros que honram a raiz simples e rica, de ser matuto, de ser São João, com fogueira, cachaça, “mio”, bandeirinha, vestido rodado, e pé sujo da terra em que nasceu, porque, descalço é mais gostoso.

Começou assim: o senhor José Januário, Marcador de Quadrilha, morador do bairro Bela Fama, ensina o menino Felipe, de oito anos, a marcar Quadrilha. O ofício se trata de coordenar os casais participantes da dança da quadrilha junina, que seguem os comandos de um Marcador. Em meio aos balancês e returnês, cumprimentos de damas e cavalheiros, giros, rodas e casamentos na roça, o menino cresceu e nasceu a Quadrilha do Felipe, conforme lembra o presidente da equipe nos dias de hoje, Hudson Carlo. “Nossa missão é manter viva essa tradição, tipicamente mineira”, conta.

Roxo, de tanto ensaiar


Há aproximadamente 20 anos, a paixão pela cultura das festas de junho e julho aumentou, passou a ser vista também com a gana de ser cada vez mais profissional, levando o nome de Nova Lima para os palcos e primeiros lugares dos concursos de quadrilha. A Quadrilha do Felipe passou a ser a Pé Roxo, devido à origem dos encontros e ensaios em chão de terra batida. “Com os concursos, surgiu a necessidade de criar um nome para o grupo. Como já éramos conhecidos por Pé Roxo, o apelido se tornou nome, e orgulho da comunidade, lembra Hudson.

O sonho de ser grande deu certo, o grupo é tricampeão Nova-limense, Campeão do Arraial do Centenário do Villa Nova; 4° colocado no concurso Estadual, 2014; 1° colocado no Festival Estadual de Quadrilhas, em Brumadinho, 2017; 3° colocado no Concurso Estadual de Quadrilhas no Arraial de Belo Horizonte 2017; 2° colocado no Festival Estadual de Quadrilhas de Brumadinho, em 2018.

As conquistas de prêmios só pararam no período da pandemia, porque não houve disputa devido ao isolamento social, de 2019 a 2021. Pois, o Pé Roxo foi 2° colocado no Festival de Quadrilhas Nova Geração, em 2018; 2° colocado Concurso Estadual de Quadrilhas no Arraial de Belo Horizonte, em 2018, com nota máxima e desempate no tempo. Foi 1° colocado no Festival de Quadrilhas de Brumadinho, em 2019, com nota máxima e Bicampeonato. Além disso, foi corealizador do Festival de Quadrilhas de Nova Lima em 2015, 2018 e 2019 em Parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Lima.

O sucesso da Quadrilha Pé Roxo é um bem cultural, que leva o encanto da população de Nova Lima aos olhos de muitas pessoas. “Mostra o valor da nossa gente, em meio aos folguedos que aquecem o inverno”, finaliza Hudson. Para quem deseja participar do grupo e contribuir para a valorização das raízes mineiras, é só fazer contato:

@arraialperoxo Instagram

293 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Tatyana Silva
Tatyana Silva
Jun 22, 2022

Pé roxo nosso orgulho

Like
bottom of page