google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorAmanda Alvares

Amistosos do Brasil

Zigue-zague Esportivo

Reprodução: © Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Brasil goleia a Coreia do Sul por 5 x 1! Apresentando um bom futebol, a Seleção Canarinho goleou a Coreia do Sul, em Seul, e é uma das favoritas ao hepta campeonato mundial no Catar, no final deste ano. Gabriel Jesus, atacante da seleção que, não fazia gols desde a final da Copa América, em 2019, desencantou e marcou o seu com a camisa amarelinha. Em setembro, a seleção ainda faz mais um amistoso e ainda pega a Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Jogo que deveria ter sido realizado em 2021, mas foi suspenso depois que fiscais da Anvisa invadiram o campo do Corinthians, em Itaquera, aos cinco minutos de partida e paralisaram o jogo devido ao fato de jogadores argentinos terem violados regras sanitárias do Brasil.


Campeonato Brasileiro

O América-MG visitou o Corinthians que cedeu o empate ao time mineiro e perdeu a liderança da série A do Campeonato Brasileiro. O Coelho acertou a trave e criou melhores chances. Com o empate, o América é o décimo colocado e o Corinthians é o terceiro colocado com a mesma pontuação do líder Palmeiras e o vice Atlético-MG, que diferenciam-se pelo saldo de gols. Pela série B, o Cruzeiro é líder isolado. O time celeste foi até Santa Catarina enfrentar o Criciúma e venceu o time catarinense, aos 47 minutos do segundo tempo, com gol de Jajá. Com isso, a Raposa abre cinco pontos de vantagem sobre o Vasco, que é o vice-líder.


Champions League



O Real Madrid é o campeão da Champions League 2022! A finalíssima entre Liverpol e Real Madrid terminou mais uma vez com triunfo dos espanhóis, que venceram o jogo por 1 x 0, com gol do brasileiro Vinícius Júnior. Este é o 14º título do time espanhol da principal competição da Europa. O Real Madrid é o maior vencedor da competição, atrás dele o Milan da Itália, com sete títulos.




Dez Milhas da Garoto

Após dois anos, devido à pandemia, a Corrida Dez Milhas da Garoto está de volta no calendário de corridas do estado do Espírito Santo. É bom ver as coisas voltando ao normal. Umas das provas mais deliciosas da corrida, não apenas por tratar-se de chocolate, mas, fazer 16 km pela orla de Camburi, em Vitória, é muito gostoso, com chegada à fábrica da empresa, em Vila Velha. A corrida, este ano, ocorrerá em setembro (25) e as inscrições já estão abertas, no valor de R$ 95,00.


Luto no Futebol

Vamos falar de um assunto muito sério! Na semana passada, a musa do Cruzeiro, da cidade de Varginha, no Sul de Minas, Thayná Fabri, de 24 anos, foi assassinada a tiros pelo ex-namorado, de 28 anos que tirou a vida em seguida, após cometer o crime. Thayná deixa um filho de sete anos. A morte de Thayná é mais um caso de feminicídio. O triste é que não é só mais um caso, envolvendo pessoas ligadas ao futebol, são várias mulheres que sofrem abusos diários dos companheiros ou ex-companheiros e, muitas dessas mulheres já possuem algum tipo de medida protetiva contra eles.


É triste fazer corres pela internet sobre esses assuntos, mas é preciso informar, e fui atrás de números, respostas e talvez soluções para este terrível problema. Primeiramente, vamos entender o que é o feminicídio e o porquê ele acontece. A lei contra o feminicídio não se enquadra a todo assassinato de mulher. Aplica-se apenas nos casos de violência doméstica ou familiar e menosprezo ou discriminação contra a condição da mulher. Para ficar bem claro, quando há um assassinato de uma mulher, em consequência de um roubo, por exemplo, ou uma simples briga, isto não é considerado feminicídio.


Nosso país é o quinto colocado no ranking mundial de violência contra as mulheres, infelizmente. E isso nos faz responsáveis por leis que tratem urgente deste tipo de crime, com rigidez. No ano passado, o Brasil registrou 56.098 estupros, segundo dados obtidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Isso equivale a 3,7% maior em relação a 2020, um caso a cada dez minutos, no Brasil. Infelizmente, com a pandemia de covid-19, entre março de 2020 e dezembro de 2021, chegamos a um total de 100.398 registros de casos de violência sexual contra meninas e mulheres. Em 2021, ocorreram 1.319 feminicídios no país, 32 vítimas a menos, em relação a 2020, em que 1.351 mulheres foram mortas.


A média de mortes, em 2021, é de que, a cada sete horas, uma mulher é morta no Brasil, vítima de feminicídio. Os estados que registraram taxa de feminicídio abaixo da média nacional foram São Paulo, Ceará, Amazonas, Rio de Janeiro, Amapá, Rio Grande do Norte e Bahia. Os estados que registraram índices muito maiores que a média nacional são Tocantins, Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Piaui. Minas Gerais, no ranking nacional, é o nono estado em taxa de feminicídio.


Diante de tanta atrocidade cometida contra a mulher, foi justificativa suficiente para implantação da lei 13.104/15. O feminicídio é uma forma qualificada de homicídio e a pena prevista é superior à pena prevista para homicídio simples. Um condenado por homicídio simples pode pegar de 06 a 20 anos de prisão, enquanto um condenado por feminicídio pode pegar de 12 a 30 anos de reclusão. Agora, o interessante é que eu li que o Brasil só fica à frente dos países árabes, em que a Lei Islâmica é incorporada no sistema legal oficial e faz-se necessário pensar a origem de tanta violência. E esses dados são das mulheres e meninas que têm coragem de denunciar. Pensemos nas que não tem essa coragem?!



Imagem: Reprodução Anuário Brasileiro de Segurança Pública/2021

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/feminicidio.htm

Fonte: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2022/03/violencia-contra-mulher-2021-v5.pdf

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page