google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorTatiana Geckler

Café com Dopamina


Neurociência e Performance Humana



Meditação

A entrevista da semana é com a Coach de Carreira e Business Coaching, Janis Souza, sobre meditação. Segundo Janis Souza, Coach de Carreira e Business Coaching, a meditação é uma prática, cujos primeiros registros datam de 1.500 A.C., na Índia, e há fortes evidências científicas sobre os benefícios das práticas mente-corpo em condições como doença arterial coronariana, dores de cabeça, insônia, lombalgia crônica e sintomas do câncer e seu tratamento.

Tatiana: O que é meditação?

Janis Souza: O termo refere-se a uma variedade de práticas que visam focar ou controlar a atenção. Capacidade de prestar atenção no presente seja observando a respiração ou os pensamentos que invadem a nossa mente. E não se trata de reprimir os pensamentos, mas sim de acalmar a tempestade de conteúdos aleatórios, espontâneos. É fazer um break na correria do dia a dia. É parar de querer cumprir com todas as obrigações para receber aprovação, é parar de pensar no que o outro espera de você. É tirar o foco do outro, daquele que está fora de nós, para colocar em nós.

Tatiana: Meditação tem a ver com religião?

Janis Souza: Não. Apesar de muitas religiões adotarem a meditação como prática, ela não pertence a nenhuma religião, todos podem praticar, independente do credo religioso.

Tatiana: Para meditar é preciso mudar algum comportamento?

Janis Souza: Não. Para meditar não é preciso deixar de beber, fumar, comer carne ou se abster de sexo. Não é preciso gostar de aromatizadores, incensos, usar roupa indiana ou se sentar na postura de lótus. As mudanças comportamentais, se acontecerem, deve ser de dentro para fora, algo natural, espontâneo, sem dor ou sofrimento.

Tatiana: Qual a melhor hora para meditar? Por quanto tempo?

Janis Souza: Qualquer hora é hora de meditar, desde que seja a melhor hora para você e que esteja tranquilo (a). Quanto ao tempo, comece com três minutos, cinco minutos, e vá aumentando o tempo gradativamente, conforme sua mente e corpo forem se acostumando com o processo.

Tatiana: É melhor meditar deitado ou sentado?

Janis Souza: Sentado, para não correr o risco de dormir. Na meditação, precisamos prestar atenção no corpo, na mente, na respiração e nas emoções; se relaxarmos ao ponto de dormir, ela não cumprirá o seu objetivo.

Tatiana: Como começar a meditar?

Janis Souza: Confira quatro passos para começar a meditar e garantir todos os benefícios da meditação:

1. Escolha um horário que você possa estar 100% presente na prática.

2. Desligue o celular, o computador e evite o máximo de distrações. Fique em um ambiente tranquilo, para que nada te incomode.

3. Sente-se de maneira confortável com a coluna ereta e feche os seus olhos.

4. Comece a prestar atenção na sua respiração, no batimento do seu coração e em todas as sensações do seu corpo. Se algum pensamento surgir, não se prenda a ele, deixe que vá embora. Tente manter a atenção no momento presente.

Tatiana: Em quanto tempo começo a sentir os benefícios da prática?

Janis Souza: Os benefícios da prática meditativa serão sentidos a médio e longo prazo. Desse modo, esperar já notar diferenças em seu bem-estar logo nos primeiros dias é um erro. Procure manter o foco na jornada, se dedicando, priorizando esse momento só seu e deixando que os resultados apareçam naturalmente.

Tenha consistência, meditar hoje e depois repetir a prática somente semana que vem não irá te ajudar a desenvolver sua capacidade de concentração e não lhe trará benefícios. É preciso tornar a meditação um hábito, praticando diariamente se possível. Mais vale praticar por poucos minutos, com frequência, do que por muito tempo, esporadicamente.


Bibliografia:

Medicina e Meditação: Um médico ensina a meditar – Roberto Cardoso

A arte da meditação – Daniel Goleman

O que é meditação - Osho

124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page