google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorLetícia Barros

Cartas da máquina pública

Atualizado: 7 de mar. de 2022

O governo municipal é uma entidade perpétua cujo desenvolvimento depende da ação de algumas peças renovadas, ou não, a cada quatro anos. O Rede Nova Lima vai acompanhar as articulações dos cabeças desse aparelho. O intuito é garantir os direitos da cidade e do cidadão

Entrega da UBS do bairro Cristais, do complexo de saúde do Jardim Canadá - sendo unidade de Pronto Atendimento e UBS - ampliação das UBSs do Galo e do Mingú, cirurgia de catarata sem demanda reprimida, Faenol restaurada e acréscimo de pacientes atendidos; escola em tempo integral, 20 mil refeições servidas por dia nas escolas municipais, recuperação de áreas verdes, novas instalações para as secretarias de Saúde e de Educação; construção do prédio anexo da prefeitura, coleta de lixo e limpeza eficientes, restauração dos imóveis da Casa Aristides, Casa de Cultura e Biblioteca são, algumas, das ações catalogadas na revista Nova Lima, Pronta para Seguir em Frente, produzida em dezembro de 2020, referente à administração anterior.


O balanço conta com 118 páginas recheadas de informações sobre as realizações na cidade, no período de 2017 a 2020, as quais, caso fossem citadas na íntegra, tornariam a leitura longa. Faz-se necessário então, mesmo durante a atuação de outro governo – vigente há mais de um ano - colocar holofotes sobre a publicação referente à gestão anterior, retratada na revista, pois é necessário entender a trajetória de uma cidade para além dos mandatos.


Ao considerar que o município foi acometido por um cenário pandêmico, imediatamente ocorrido após outra crise, dessa vez de ordem natural, em março de 2019, quando chuvas fortes e duas enchentes levaram o risco geológico da cidade a números críticos, torna ainda mais relevante a avaliação. Anterior a isso, a tarefa de equilibrar as constas públicas e resgatar a cidade de uma realidade caótica em todos os setores e o enfrentamento ao surto de febre amarela em Minas Gerais acrescentam magnitude ao trabalho da gestão 2017.


Foram eventos que trouxeram diferentes, mas, grandes desafios, os quais exigiram organização, comando, união de esforços, muito trabalho, e, mesmo assim, foi garantida a ordem e o desenvolvimento. Uma publicação que conte essa história nasce destinada a ter espaço na mídia, isso por respeito aos leitores e à população.


A tiragem da revista foi de 20 mil exemplares, porém, a versão digital está disponível no site da prefeitura, segundo informação do expediente. O conteúdo integral pode ser acompanhado nesses espaços, dessa forma, para não ser repetitivo e, mesmo assim, abranger o assunto de interesse público, o Rede Nova Lima abordará o assunto, mas, por outro ponto de observação. Vamos conversar sobre as obras e projetos iniciados na gestão anterior, deixadas com cerca de 70%, em média, realizadas e com recurso financeiro em caixa, mas, que foram interrompidas e/ou paralisadas. São elas:


Construção do Centro de Referência do Idoso

Projetado para ser instalado na antiga Quadra do Villa Nova o espaço de recreação e atenção ao idoso nova-limense é um sonho antigo dessa população, mas, está paralisado na gestão atual, mesmo com todo projeto contratado e recursos em caixa desde 2020.



Área industrial da antiga Morro Velho

Alça viária que desafogaria o trânsito no centro de Nova Lima, bem como o complexo de eventos, entretenimento e turismo a ser construído na Planta da Mineradora AngloGold Ashanti também não foi continuado. As tratativas para o novo acesso estavam avançadas junto à Anglo, IEPHA e IPHAN. Inclusive, na administração passada, um Masterplan foi construído. Houve trabalho de pesquisa quanto às memórias afetivas da comunidade em relação ao local e à história da mineração, no entanto, a situação não avançou no governo atual.


Memorial Sara Ávila

O aparelho somaria ao Corredor Cultural, localizado à Rua Rio Branco, no centro de Nova Lima, onde estão instalados tesouros históricos como a Casa de Cultura, a Biblioteca Pública, o Zigue-zague pequeno, a sede da Associação Artes da Terra e o antigo Liceu.




A ampliação e modernização do prédio da Prefeitura de Nova Lima

O projeto de melhoramento e ampliação do imóvel coloca o município entre os mais bem equipados nesse quesito, no entanto, a obra, até hoje, não foi finalizada.



Centro de Hemodinâmica FHNSL

A implementação do Centro de Hemodinâmica na Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes ofereceria condições de diagnóstico para situações clínicas-médicas capazes de levar o paciente ao óbito, como é o caso do infarto fulminante. No entanto, o projeto foi cancelado apesar de a obra estar praticamente concluída.


Imagem Ilustrativa

Asfaltamento da estrada de Sabará

O trânsito para Belo Horizonte funciona bem em condições normais nas vias de Nova Lima, o problema é que, durante os horários de pico ou quando há qualquer ocorrência com impedimento de via, o tráfego estanca. A solução para os nova-limenses seria um trajeto viável pela estrada de Sabará, porém, não se houve falar mais sobre o projeto.



Municipalização das escolas de Nova Lima

No governo anterior, uma das escolas estaduais mais tradicionais de Nova Lima foi municipalizada, passou a ser Escola Municipal George Chalmers. O nome foi preservado, mas, o cuidado passou a ser da prefeitura. A intenção era que as outras escolas tomassem o mesmo caminho, mas, não parece ser um projeto da atual gestão.


Imagem Ilustrativa


Construção da UBS Caic

A construção da Unidade Básica de Saúde do Caic começou a sinalizar movimentação de obra recentemente, mas, a espera existe desde 2020.




Vigilantes

O Rede Nova Lima está atento ao que acontece na cidade e vai acompanhar os setores que influenciam a vida do cidadão. Portanto, a sua interação colabora para um trabalho cada vez mais próximo do dia a dia da cidade. Dessa forma, o jornal mantém o canal aberto para sugestões de pautas, comentários e apontamentos sobre os problemas cotidianos dentro do município.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page