google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorREDE NOVA LIMA

Cavaco



Aliciamento de menor

Suspeito de aliciar uma menina de 12 anos, um homem que atua como conselheiro tutelar, em Nova Lima, foi preso em flagrante, nessa terça-feira (05/07). A denúncia foi realizada pela mãe da menor e a prisão feita pela Polícia Civil, durante a atuação do conselheiro. O morador do bairro José de Almeida foi detido para o Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves-MG.


Assédio moral

De fora, a população reclama da má gestão dos serviços públicos em Nova Lima. Do lado de dentro da prefeitura, os funcionários denunciam assédio moral. Além de ter sido tomada por comissionados de outras cidades, com percentual a mais de outras comissões, os servidores municipais efetivados reclamam de estarem sendo subutilizados e "encostados" como se fossem objetos. Não bastasse essa situação, afirmam ser ameaçados: caso reclamem, serão transferidos para Água Limpa, como se fosse o pior lugar do mundo.


Reserva da Biosfera ameaçada por decisão em Nova Lima

A exploração da Serra do Curral, liberada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), em abril, após o requerimento da Mineradora Taquaril e outorgado pelo prefeito de Nova Lima, João Marcelo, chamou a atenção do mundo. Uma comissão de especialistas nomeada pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), assessor da UNESCO, organização não governamental que trabalha para a conservação e proteção do patrimônio cultural, realizou uma visita à Serra do Curral na tarde desta quinta-feira (7).


Os especialistas tiveram a incumbência de avaliar o estado de preservação da Serra do Curral. Caso a comissão entenda que a administração do patrimônio tem sido predatória, com prejuízo ambiental, a comissão pode realizar um Alerta Patrimonial, denunciando mundialmente a situação de risco do bem cultural. A circunstância é delicada, pois, ao ser emitido o sinal, outra região fica comprometida. Caso a Serra do Curral não seja preservada, a Serra do Espinhaço pode perder o título de Reserva da Biosfera.


No ano de 2005, a Serra do Espinhaço foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como área “prioritária para conservação das riquezas naturais e culturais existentes no planeta”. Assim, foi criada a Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, abrangendo uma área que se estende do Quadrilátero Ferrífero, compreendendo 172 municípios, (10.218.895,20 hectares), de Nova Lima até o Parque Nacional das Sempre-Vivas, em Diamantina.


A Serra do Espinhaço é uma das maiores produtoras de água nas principais bacias hidrográficas brasileiras que deságuam em direção ao Oceano Atlântico. Possui três biomas brasileiros de grande relevância para a conservação da biodiversidade: Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. A classificação de Reserva da Biosfera protege esse corredor ecológico importante para o planeta. A perda do título, devido a exploração da Serra do Curral, abre espaço para que o mesmo aconteça nos hectares do Espinhaço. Quanto interesse circunda o alerta? O muro está quebrado, a fortaleza exposta.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page