google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorLetícia Barros

Decisão requer maturidade


Desde o ano passado, a prefeitura de Nova Lima sinalizava pela não realização do Carnaval, sendo que em 28 de dezembro de 2021, o órgão confirmou a situação. No site oficial, foi publicado um esclarecimento sobre o assunto que, inclusive, comunicava à população que haveria expediente normal nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março de 2022, nas repartições públicas municipais. Na quinta-feira (03), depois do Carnaval, ainda foi possível acessar a matéria. No entanto, o ocorrido foi bem diferente.


Na sexta-feira (25), após o almoço, precisamente às 12h46, a prefeitura da cidade comunicou que daria ponto facultativo, inclusive das atividades na rede municipal de ensino. Assim, funcionaram somente serviços de caráter essencial, conforme orientações das secretarias. Bom, para muitos nova-limenses, as UBSs, as escolas, o laboratório, a farmácia municipal, entre outros eram essenciais, principalmente, quando não havia, no imaginário popular, motivo para estarem fechados.


Para muitos, a correria para o Carnaval foi outra este ano. Não teve a ver com escolha de fantasia, maratona de bloquinhos, viagens, etc.. Foi preciso encontrar uma forma de lidar com o momento em que os planos foram desrespeitados pelo poder público, que, despreparado, ainda utilizou números da pandemia - que não estão tão diferentes do dia em que foi anunciada a não paralisação para o feriadão - para apoiar uma decisão imatura, de impacto severo em todos os setores da sociedade.


Na data, o governo municipal reiterou ainda, que as demais determinações estavam mantidas, como a suspensão da concessão de alvarás para a realização de eventos públicos ou particulares em Nova Lima, sendo permitidos apenas eventos sociais, como casamentos, aniversários, formaturas e outros em que não haja venda de ingressos e comercialização de bebidas e alimentos. Os estabelecimentos comerciais, independentemente do seu ramo de atividade, estavam obrigados a observar o protocolo vigente do plano Minas Consciente e finalizou informando que essas medidas, associadas à forte fiscalização, eram uma tentativa da prefeitura de coibir a movimentação de foliões em todo o território.

Bem, não foi bem isso que o Rede Nova Lima encontrou em algumas festas particulares e na saga da Banda Olosujos pela cidade, a qual, inclusive, o líder pertence ao nicho de comissionados do município. O grupo teve bastante êxito em nos bairros Honório Bicalho e Boa Vista. Os foliões saíram às ruas e fizeram uma boa festa, diga-se de passagem, um Carnaval raiz, sem infraestrutura, sem banheiro público, fiscalização zero, mas com gente cantando, sambando, bebendo, se envolvendo, abraçando, conversando, sorrindo e fazendo do feriadão, algo.


https://novalima.mg.gov.br/noticias/esclarecimento-carnaval-2022, As 07h17como já ocorreu neste ano em 2022.informa que, com base nos números da pandemia da Covid-19, decidiu, em conjunto com as Prefeituras de Raposos e Rio Acima, Trata-se de uma decisão de impacto regional e que demonstra ser a medida mais prudente neste momento, considerando a variante Ômicron, além da nova cepa da gripe.


Com essa decisão, em Nova Lima, o carnaval de rua e seus respectivos blocos estão cancelados; qualquer manifestação de foliões nas ruas está proibida.


A Prefeitura comunica também que haverá expediente normal nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março de 2022, nas repartições públicas municipais, como já ocorreu neste ano.


Por fim, o Governo Municipal ressalta que compreende a frustração dos foliões diante de mais um ano sem a tradicional festa popular, mas refirma seu compromisso com a saúde e segurança de todas e todos.


EVENTOS

Excepcionalmente, durante o carnaval, dias 18/2 a 2/3, fica suspensa a concessão de alvarás para realização de eventos públicos ou particulares em todo o município. Ficam ressalvados eventos sociais, como casamentos, aniversários, formaturas e outros que não se caracterizam pela ocorrência de venda de ingressos e comércio interno de bebidas e alimentos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page