google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorREDE NOVA LIMA

Dicionário LGBTQIAP+

Coluna Você Sabia?

A sigla que abarca uma série de transformações no modo de se relacionar afetivamente e sexualmente, ainda gera dúvidas. O que significa LGBTQIAP+? Vamos compreender agora. O start será com o último símbolo, o +. É o termo que amplia, que engloba todas as letras da sigla completa LGBTT2QQIAAP, referente a: lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, transexuais, 2 Spirits - segundo nativos americanos, uma pessoa que nasceu com espíritos masculinos e femininos - queer, aqueles que ainda estão se encontrando, intersexuais, assexuais, aliados – todos que prestam apoio – e pansexuais, atração sexual independente de identidade de gênero ou sexo.


Ainda na leitura de trás para frente, a letra P, adicionada recentemente, significa a inserção de “Pansexual”, como sugerido anteriormente, define as pessoas que se atraem pelo outro, independente do gênero. Já, a priemira letra da sigla, o L refere-se às mulheres que se interessam por outras mulheres cis ou trans, denominadas Lésbicas. Lembrando que o termo cis é designado para homens ou mulheres que se identificam com o sexo biológico, de nascimento. Esse termo era conhecido como heterosexual. O termo trans abarca as pessoas que não se identificam com o sexo biológico, designado ao nascimento.



O termo lésbica identifica, por exemplo, tanto o relacionamento sexual ou amoroso entre uma mulher do sexo feminino determinado no nascimento, com uma mulher trans, que se identifica como mulher, ainda que esse aspecto não tenha sido designado no nascimento. O mesmo termo define mulheres cis que se relacionam entre si. A segunda letra, o G, é referente à palavra gay vem de origem inglesa e pode ser interpretada como alegre. Trata-se de um termo para designar homens, sejam cis ou trans, que sentem atração afetiva e/ ou sexual por outros homens, da mesma forma cis ou trans.


O B, do LGBTQIA+ tange às pessoas bissexuais, cis ou trans que sentem atração afetiva, sexual ou emocional por mais de um gênero, como uma identidade fluida. O T abarca os Transgêneros/Travestis, sendo que o significado tem relação não com a orientação sexual, mas sim com a identidade de gênero, ou seja, diz respeito a forma com que uma pessoa se identifica com feminino ou masculino.


A letra Q abraça todos que não se encaixem dentro da heterocisnormatividade, ou seja, héteros e cis, a parcela da população que se identifica com seu sexo e gênero de nascença. Os intersexuais ficam por conta de letra I. A intersexualidade está ligada a pessoas em que os aspectos biológicos definem o sexo, como cromossomos, hormônios, órgãos internos e externos. Ou seja, é um termo que descreve a anatomia relacionada a questões reprodutivas ou sexuais que se diferenciam nas definições típicas de homens ou mulheres, antigamente denominados hermafroditas.


Os assexuais, penúltima letra do LGBTQIA+, se munem do direito de não ter atração sexual, apenas afetiva, com orientação hétero, homo ou bi. A diferença é que, assim como as outras, é possível manter namoro e casamento, porém com ausência de qualquer desenvolvimento em relações sexuais.

E você, como se define?




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page