google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorCrismedio Costa

Envelhecimento Saudável



Vidas Idosas Importam

Projeto Gentileza de Ser: Solidariedade, Empatia e Respeito


“Não se chega ao coração sem passar pelo afeto e pelo amor” (L.BOFF).

Esta citação de Leonardo Boff define bem a missão de cada ser humano, de cada ativista pela vida. Significa acolher com amor cada pessoa, a comunidade onde vivemos, a causa em que acreditamos e o nosso coração. São atitudes extraordinárias de gentileza diante da vida humana e planetária. Só sairemos felizes de cada luta se passarmos pela porta da gentileza!


“A Organização Mundial de Saúde dedicou essa década, 2020-2030, ao Envelhecimento Saudável nas Américas.” Pretendemos realizar essa tarefa atingindo quatro objetivos fundamentais, para que a população mundial acolha, de forma positiva, o envelhecer. São eles:

  • Mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento;

  • Garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas;

  • Entregar serviços de cuidados integrados e de atenção primária à saúde centrados na pessoa e adequados à pessoa idosa;

  • Propiciar o acesso a cuidados de longo prazo às pessoas idosas necessitadas.


Para essa jornada, pelas pessoas de todas as idades e culturas, temos um longo e único caminho a seguir, cultivar a luta com a seiva da esperança, valorizar, apoiar e caminhar junto com iniciativas que assegurem o cuidado ecológico e integral de cada pessoa, pois toda vida importa e espera de nós atitudes humanistas e generosas.


Desde 2020, existe, no Brasil, o Movimento Vidas Idosas Importam, uma mobilização permanente de luta pela dignidade humana das pessoas idosas. Traz como objetivo principal incluir, em suas ações pelo país afora, debates em torno do direito de envelhecer bem, saudável e com autonomia; cada pessoa tendo a sua singularidade cuidada e valorizada sempre.


A GENTILEZA é o combustível principal de cada ativista e cada instituição que luta pela garantia dos direitos humanos da pessoa idosa. São muitas as atividades cheias de criatividade e motivação realizadas por pessoas amorosas, bondosas, ousadas e amantes da vida.


A “CAMPANHA Gentileza de SER: Vidas Idosas Importam” tem como foco Solidariedade, Empatia e Respeito, valores humanos tão necessários para construir um mundo mais justo, acolhedor, generoso e tolerante. Certamente esta campanha dará muitos frutos nos corações de tantas pessoas, comunidades e instituições que diariamente são desafiadas a promover e a colaborar com um envelhecimento justo e saudável, em condições de dignidade, tendo seus direitos assegurados.


A vida longa é um triunfo. A velhice pode ser um tempo extraordinário e intenso de desenvolvimento humano, espiritual e social. Não há nada que justifique a exclusão da velhice. Quem envelhece não deseja que sua vida sofra uma contração, pois, apesar das dificuldades e dos problemas, a pessoa idosa quer VIVER, mesmo sendo longevo. E apesar de ser velho, pode contar com a sua sabedoria de vida para viver mais plenamente seus valores e continuar dando contribuições relevantes para a sociedade e a comunidade onde vive, como direito a prêmio por ter lutado sempre.


Que o Vidas Idosas Importam continue sua luta social por GENTILEZA entre as gerações e traga mais iniciativas transformadoras. Cada ativista é uma gota preciosa de amor e de solidariedade, que vive e luta sempre junto das pessoas idosas, com o coração nas pontas dos dedos, nutrindo a causa com sua sabedoria e dedicação amorosa, acolhendo a velhice com uma extraordinária delicadeza diante de cada situação e dimensão. Cheguemos juntos e com amor aos corações longevos das américas!


Ser Gentileza: Nossa Missão!


Sobre o autor:

CRISMÉDIO VIEIRA COST NETO

Graduado em Sociologia pela Faculdade Entre Rios do Piauí, Psicanálise pelo Instituto Nacional de Parapsicologia-Psicometafísica, e Administração Pública pela Universidade Anhanguera. Possui especializações (lato sensu) em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Anhanguera, e em Saúde Pública, Direitos Humanos, Gerontologia Clínica e Psicologia Social pela Faculdade Einstein de Salvador. Doutor em Ciências da Longevidade Humana pela Universidade de Aveiro (Portugal). É membro associado da ABG - Associação Brasileira de Gerontologia, do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa - IBDPI e da Associação Brasileira de Tecnólogos em Gerontologia - ABTG. Fundador do movimento nacional Vidas Idosas Importam e precursor do conceito ativista dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa no Brasil. Em 2008, foi convidado e nomeado pela doutora Zilda Arns para ser o coordenador estadual da Pastoral da Pessoa Idosa de Alagoas, atividade exercida entre 2008 e 2018. Foi presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa de Alagoas, entre 2010 e 2011; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Maceió, entre 2014 e 2015; conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, entre 2014 e 2018; e coordenador da Política Municipal da Pessoa Idosa de Maceió, entre 2018 e 2019. Atualmente é docente e conferencista convidado por diversas universidades do Brasil, tendo recebido vários títulos e honrarias em função de seu ativismo em defesa das causas sociais e humanitárias.


Fotos: Lívia Ferreira – Teatro Incena

Pessoas Idosas de Teófilo Otoni -MG




387 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page