google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorLetícia Barros

Escola de dança de Nova Lima

23 anos espetaculares no coração da gente


A Escola Municipal de Dança de Nova Lima faz parte do dia a dia da população, um relacionamento que comemora 23 anos de tradição. Desde a inauguração, em 1999, no governo do então prefeito Vitor Penido de Barros, a instituição vem desempenhando um importante papel sociocultural. Teatro lotado, com apresentação, reapresentação e sessões múltiplas, numa maratona de três ou mais dias de espetáculos em razão das apresentações anuais da escola, mostra sua importância. Somado ao caráter artístico-cultural, o alcance da escola movimenta questões sociais complexas, pois, em sua maioria, os alunos, sem o aporte do município, não teriam acesso à formação em dança por meios próprios, devido às condições financeiras.


Pioneirismo

A escola foi pioneira no ensino e profissionalização municipal em dança no estado de Minas Gerais, tornando-se referência para outras cidades mineiras. A trajetória marcada por zelo em excelência técnica e com o timbre do Conselho Brasileiro da Dança – UNESCO coleciona prêmios e condecorações nos principais eventos e competições de dança, no Brasil e no exterior. Premiações seguidas no principal concurso da América Latina, o Joinville-SC; no Festival de Dança do CBDD-RJ; no Passo de Arte concurso de Dança/SP (segundo maior do Brasil) e no Encontro de Dança de Nova Lima estão na lista de prestígio dos alunos e professores.


Os melhores do mundo

Entre os muitos talentos que nasceram na escola, está a bailarina Dayane Amaral, única dançarina mineira selecionada para o Youth American Grand Prix (YAGP), Estados Unidos. Além de chegar lá, que já significa “tudo”, Dayane ficou entre as cinco finalistas dessa “Copa do Mundo” da dança (caso seja preciso fazer uma comparação), pois, trata-se de um concurso mundial. Tais projeções repercutiram o município de Nova Lima em mídia nacional, por meio do Festival de Dança de Joinville, como exemplo de incentivador e fomentador de cultura e formação de profissionais da área, em Minas.


Mais de duas décadas após o plantio de uma semente difícil de ser valorizada no Brasil (ao contrário do que aconteceu em Nova Lima, pois, o projeto nasceu grande), a qual germina, cresce e mostra a que veio, bem como a sua importância, independentemente do mandato – pois é o tipo de projeto que fortalece a cidade e não um grupo de interesses - a escola tem a grata satisfação de vivenciar a formação e atuação de vários ex-alunos, agora, profissionais da área: são professores, coordenadores e bailarinos em importantes companhias e escolas.


Na própria instituição, cinco de seus funcionários tiveram sua formação na escola de dança, além de profissionais que atuam com exímia qualidade técnica e moral, dos quais citamos: Dayane Amaral, principal bailarina do renomado Grupo Corpo; Renato Augusto, bailarino do Palácio das Artes; Thais Rocha, bailarina da Cia. de Dança Opera Slaska, na Polônia; André Teixeira e Junior Teixeira, bailarinos da Cia. de New Jersey, nos EUA; Yrla Lopes, professora requisitada nas principais escolas de dança do estado.


Remanejada

Em 2019, devido à pandemia do coronavírus, a Escola Municipal de Dança de Nova Lima interrompeu as atividades, assim como todas as instituições particulares e públicas que dependiam da situação de aglomeração o fizeram, por força de saúde pública, mas, retomou as atividades em 2020, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção da covid.


Em 2021, sob nova gestão municipal, o projeto ficou paralisado por mais de um ano. Após abaixo-assinados e reclamações de pais e alunos, um ano e quatro meses depois, a escola foi reativada pelo poder público municipal. Esta semana, foi transferida da região central da cidade para uma localidade mais afastada, à Rua Wilton Fernandes da Silva, 11 A, no bairro Oswaldo Barbosa Pena, com cursos de ballet clássico, jazz, jazz contemporâneo e danças urbanas/hip-hop.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page