google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorFabiana Giorgini Jardim

História


Nova Lima do Ouro


Chegada dos imigrantes na Estação de Honório Bicalho

A caça ao sonho dourado do século XVIII colocou Nova Lima no trilho da história da mineração. A biografia da cidade se inicia com a chegada do bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme em busca do abundante ouro nos ribeirões dos Cristais e do Cardoso. Por aqui se instalaram portugueses, negros escravos, desbravadores e pequenas famílias que começaram o povoado.

A cidade teve várias denominações, desde povoado à vila, até sua emancipação: Campos de Congonhas, Congonha das Minas de Ouro, Congonhas de Sabará. Em 1893, o povoado de Congonhas de Sabará tornou-se Villa Nova de Lima, em homenagem ao historiador, poeta e político Augusto de Lima e, em 1923, a cidade finalmente recebeu o nome de Nova Lima. No dia 5 de fevereiro, a cidade comemora sua emancipação político-administrativa e há mais de 300 anos, conta a história das riquezas minerais do estado de Minas Gerais.


Com raízes cravadas nas montanhas de Minas e na extração mineral, Nova Lima viveu por muitos anos da produção do ouro. A Mina de Morro Velho começou a ser explorada por volta de 1.725, pela família Freitas, quando em 1830, o Padre Antônio de Freitas, sem tecnologia para explorá-la, vendeu-a para o ex-superintendente da Mina de Congo Soco e, em 1834, foi adquirida pela mineradora inglesa Saint John Del Rey Mining Company, que a dirigiu até 1958.


Na busca de mão de obra qualificada, após o fim da escravidão na Inglaterra, muitos imigrantes aportaram em Nova Lima e por aqui construíram suas vidas, consequentemente, ajudaram a construir a identidade multicultural do município: ingleses, portugueses, italianos, espanhóis, sírio-libaneses, africanos e chineses. Estes últimos foram embora sem deixar muitos vestígios.

Para melhorar as condições de vida e de trabalho de seus empregados, a empresa contribuiu em vários segmentos de infraestrutura urbana da cidade e ainda hoje Nova Lima ainda possui forte presença da cultura britânica.


Outra riqueza do município é o minério de ferro. A exploração em larga escala começa em 1958, pelas Minerações Brasileiras Reunidas - MBR (hoje VALE). Atualmente, a Vale administra grande parte das jazidas de ferro do município, tendo também outras mineradoras atuantes. De lá para cá, a cidade se transformou, se tornando destaque no cenário mineiro e nacional. Com mais de 90 mil habitantes, e muito próxima da capital mineira, Nova Lima é cenário de roteiros turísticos, gastronômicos, cervejeiros, esportivos e culturais.


Fonte: historiadora Alexia Freitas



99 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


anettezauza
Mar 12, 2022

Muito interessante conhecer um pouco mais sobre Nova Lima.

Não sabia, por exemplo, que nossa cidade já teve outros nomes.

Like
fagiorgini
Mar 12, 2022
Replying to

Somos de uma riqueza cultural gigante Anete!! Obrigada por estar aqui

Like
bottom of page