google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorTatiana Geckler

Inconstâncias

Atualizado: 6 de mai. de 2022

A não clareza do que realmente queremos, muitas vezes, nos leva à falta de perseverança e a autossabotagem


Coluna: Café com Dopamina



Neurociência e Performance Humana




Autossabotagem é quando criamos obstáculos e empecilhos – de forma consciente ou inconsciente – que nos atrapalham na hora de realizar tarefas ou conquistar objetivos. Quantas vezes, algo está dando certo, fluindo bem e de repente, paralizamos, deixamos de lado e colocamos tudo a perder? Quantas vezes também traçamos um caminho e tropeçamos na primeira pedra uma, duas, três vezes e insistimos no mesmo percurso sem perceber a necessidade de recalcular a rota? Assim como a pedra no caminho, quantas vezes situações se repetem nas nossas vidas e continuarmos sem perceber que precisamos trilhar um novo caminho e insistimos no trajeto errado?


Será essa insistência uma autossabotagem?



É importante parar, respirar, acalmar a mente e realizar importantes reflexões:

- O que estou realizando agora está me deixando feliz? Irá contribuir em algo para os meus projetos e sonhos? Estou apenas me ocupando ou produzindo algo para alcançar os resultados que desejo? Quais resultados eu quero? Quando? Onde? Com quem? Se eu abrir mão disso, qual será o meu sentimento? Meus projetos futuros serão prejudicados? Quais prejuízos terei? Tem algum percurso com menos empecilhos? Qual outro caminho poderei traçar?


A clareza dos nossos anseios é extremamente importante na tomada de decisão e nos fortalece para seguirmos, mesmo perante obstáculos e em novas rotas se for preciso. A autossabotagem e não atingimento de metas também pode ter relação com o sentimento, mesmo que inconsciente, de não merecimento e de não se achar que é capaz.


É preciso sonhar, estabecer metas claras e objetivas, saber recalcular em caso de imprevistos e acima de tudo querer muito para não perder o foco.


O autoconhecimento é fundamental para decisões assertivas.


Somos responsáveis pela vida que levamos. Estamos exatamente onde nos colocamos. "Autorresponsabilidade é a capacidade racional e emocional de trazer pra si toda responsabilidade por tudo que acontece em sua vida, por mais inexplicável que seja, por mais que pareça estar fora do seu controle e das suas mãos."


Enfim: Reflexões profundas são sempre importantes para uma boa tomada de decisão. Trabalhe seu autoconhecimento, exercite a autoreflexão. As melhores respostas estão dentro de você. Para estimular esse comportamento, finalizo com o bom conselho da escritora americana Louise Hay, autora motivacional e fundadora da Casa Hay, uma casa de publicações literárias. Ela lançou vários livros de autoajuda, sendo considerada uma das fundadoras deste gênero de literatura. "Dentro de nós estão as respostas para todas as perguntas que podemos fazer. Você não tem ideia de quanto é sábio!", dizia Louise.



63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page