google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorLetícia Barros

Nossas águas

Atualizado: 23 de mai. de 2022

Coluna: Você Sabia?

Dizem que Deus é brasileiro. Caso fosse verdade, um dos seus favoritos espaços no país seria Nova Lima. A cidade é um recanto natural, rico em minério de ferro, ouro, biodiversidade, matas e águas. Essa última capaz de abastecer 50% da necessidade de água potável da Região Metropolitana de Belo Horizonte. São 14 cidades. Uma caixa d’água valiosíssima, pensa!


Contribuinte da bacia do Rio das Velhas, consequentemente do Velho Chico, a partir do sentido Norte para o Sul, Nova Lima apresenta as micro-bacias: Ana da Cruz, Cristais e Cardoso, Cambimbe, Macacos, Vargem do Lima e Rio de Peixe. Nesse último, temos 182 cursos d’água; em Macacos 379, na bacia dos Cristais são 126, Cardoso 33 e em Ana da Cruz (Cubango) são 67.


A Bacia do Rio das Velhas, na estação de tratamento das águas, possui uma vazão de 8,8 metros cúbicos por segundo e supre cerca de dois milhões de pessoas. Vidas. O Ribeirão Cardoso e o Ribeirão dos Cristais passam pela sede da cidade de Nova Lima pouco antes de se juntarem e desaguarem no Velhas, o que ocorre em uma posição situada entre o bairro Bela fama e a cidade de Raposos. Os dois foram abastecedores da mineração Morro Velho, antiga Saint John Del Rey Mining Company e atual AngloGold Ashanti.


Rio de Pexe, a gigante, há um século forma a hidrelétrica dessa mineradora, capaz de suprir o consumo de energia de uma população de 80 mil habitantes. A micro-bacia do Ribeirão Macacos, além de abrigar o maior número de mineradoras e barragens da cidade, e, no distrito de São Sebastião das Águas Claras constitui forte atrativo turístico devido aos cursos de água e mata abundantes. A micro-bacia de Ana Cruz e do Cambimbe existem em locais onde a mineração da AngloGold instalou as dependências da mina de Quiroz.


O fruto da Natureza abraçou o nova-limense em seus quatro cantos, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, a população encontra valores únicos no solo, embaixo do solo e acima do solo, dentro dos sonhos e realidades desta cidade.


Referência:

Livro Regos de Nova Lima, de Élcio Aloísio Barbosa (Ed. 7A – 2021)

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page