google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorLetícia Barros

Nova estrada vai ligar Nova Lima a Belo Horizonte


O asfaltamento da estrada que liga Nova Lima a Belo Horizonte, a MG-437, vai aliviar o trânsito na Grande BH e beneficiar cerca de 220 mil pessoas, de forma direta. Moradores de Raposos, Nova Lima e Rio Acima, por exemplo, terão um caminho seguro e desafogado até a capital mineira, pelo setor Leste, sem precisar enfrentar os gargalos até as vias centrais de BH, além de ter uma alternativa para o trânsito da MG-030. O projeto é antigo, passou por percalços, mas contou com a expertise do ex-prefeito de Nova Lima, Vitor Penido de Barros.


Trajetória

Em 2013, no papel de deputado estadual, Vitor Penido (União Brasil) conseguiu a atenção do governo estadual para incluir a obra no programa Caminhos de Minas. À época, o início das obras foi autorizado pelo então governador Antônio Anastasia e celebrado na Câmara de Vereadores de Nova Lima. O asfaltamento tinha previsão de 18 meses e custo de R$ 28 milhões. “Eu levei vários prefeitos da nossa região: Nova Lima, Rio Acima, Raposos, Caeté e Itabirito, para comprovar a importância da obra. O recurso no Banco do Brasil foi conseguido, mas, com a mudança do governo, Pimentel o abandonou”, lembra o político.


Motivos políticos

Segundo Vitor, diante dessa situação, as obras que tinham sido iniciadas, com a terraplanagem, acabaram paralisadas por motivos políticos, devido à mudança do governo estadual. “Aí começa perder o serviço, pois, a chuva, na ausência do asfalto, causa danos na estrada já aplainada”. Ao ser eleito prefeito, Vitor retomou o asfaltamento da MG-347, isso em 2019. “A prefeitura voltou a ter condições, então fui conversar com o governador Zema sobre o projeto e assinei um convênio, assumindo os pagamentos da obra”, lembra.


Entrave em intervalo de Sabará

Para resolver o entrave relativo ao trecho pertencente à Sabará, o qual não pode ser asfaltado por Nova Lima, dentro do novo caminho até BH, o ex-prefeito reuniu com o diretor-presidente da AngloGold Ashanti, para que a mineradora pavimentasse 6 km de estrada. Em contrapartida, na época, seria aprovado um projeto imobiliário de interesse da mineradora, o qual, inclusive, parece ter sido aprovado agora, mas, sem contrapartida para o município. Na reunião, estavam, também, a secretária de Planejamento e o secretário de Meio Ambiente.


Diante do acordo assinado com o Secretario Estadual de Obras e com o saudoso Diretor do DER/MG, Fabrício Torres Sampaio, na gestão Vitor Penido, foram resguardados R$ 22 milhões, o que deveria ter sido aplicado, imediatamente, para a execução da obra. “São 15,5 km de pavimentação, dos quais ¹/3 do trajeto será realizado pelo estado, pois pertence à Sabará. A parte que compete à Nova Lima foi guardada em nossa gestão. Fico muito feliz que os resultados desse trabalho sério está completando o ciclo”, finaliz


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page