google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorFabiana Giorgini Jardim

Nova Lima do Ouro, do Verde e do Malte


Nossa história, natureza e gastronomia


Situada a apenas 19 km da capital mineira, Nova Lima reúne em seus mais de 300 anos, a maturidade de uma cidade que soube se reinventar, preservando história, natureza e costumes. Percorrer as ruas da cidade é viajar por um roteiro que começa no subsolo da época da extração do ouro, passa pela arquitetura de art déco - marca da presença europeia no município - e vai até o topo de arranha-céus recém-construídos na região do Vila da Serra.


As riquezas naturais da cidade, que a tornaram cobiçada desde o início, atraem amantes das águas e das matas. São parques naturais, reservas, áreas de proteção e mais de 300 km de trilhas preservadas, grandes áreas protegidas de mata atlântica e cerrado, além de mirantes de tirar o fôlego.


Seja percorrendo os corredores históricos ou se aventurando pelas montanhas, vale uma pausa para agradar o paladar. Nova Lima possui uma excelente estrutura gastronômica, formada por bares, restaurantes e mercados. Com receitas criativas e originais, atualmente a cidade é destaque na produção de cerveja artesanal. Isso sem falar dos tradicionais quitutes “queca” e “lamparina”, produzidos com muito amor e temperados com pitadas de história.

Vamos neste mês, conversar sobre o que Nova Lima tem a oferecer para a atividade de turismo e ajudar na economia local.




136 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


anettezauza
Mar 05, 2022

Que ótima oportunidade para conhecer mais sobre minha terra, Fabiana. Saí de Nova Lima ainda muito pequena, mas sempre ouvia histórias que minha mãe (Josefina Zauza) contava: os passeios pelo rego grande, a mata do Jambreiro, suas alunas do Liceu Imaculada Conceição, os bailes no Centro Ideal, e tantas outras....

Minha mãe sempre fazia a famosa queca no Natal. Que delícia, mas a lamparina não conheço e quero conhecer.

Estarei ligada à rede Nova Lima.

Anette Zauza


Like
bottom of page