google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorTatiana Geckler

Novo Olhar

CAFÉ COM DOPAMINA

Neurociência e Performance Humana

Na vida, nem tudo sai como planejamos e em algumas situações, ela sai do trilho, gera uma desordem e nos deixa num estado de ansiedade, estresse e até com certo grau de desespero. Isso já aconteceu com você? A verdade é que acreditamos ter o controle da vida em nossas mãos, mas não temos. Desafios surgem a todo instante e precisamos tomar atitudes assertivas diante deles. Somos responsáveis por nossos atos e reações diante de cada situação. Podemos nos vitimizar e achar culpados pelo que deu errado ou aproveitar o ocorrido e tirar aprendizados. Cada um tem o poder de escolher se quer sair de cena como perdedor ou vencedor. Sobre O Novo Olhar diante de situações desafiadoras, a especialista em Gestão de Negócios, Pedagoga, e Coach de Relacionamento Interior, Nilze de Almeida, nos repassa algumas dicas.


Tatiana: Como agir quando algo não sai como planejamos?

Nilze de Almeida: Acredito que todo mundo já deve ter passado por alguma situação em que sentiu a vida virar do lado avesso. A diferença é como cada um se comporta diante da situação. Uns sabem o que fazer, outros ficam paralisados e alguns ficam buscando uma saída, mas ficam rodando em círculos. Cada um tem o seu tempo, mas o importante é saber que a todo instante aprendemos algo que não sabíamos instantes atrás. É importante seguir em frente, pensar positivo e acreditar que você é capaz e que pode fazer melhor. Acreditar que a vida te prepara não para chorar e sim para arrancar o seu melhor, na pior crise.


Temos dois jeitos de olhar as problemáticas da vida: com alegria ou tristeza, amor ou raiva, coragem ou medo. Esses sentimentos produzem resultados, pensamentos, mudanças físicas e psicológicas. Tem quem semeia o jardim e com uma única flor que brota é feliz e tem quem sequer é feliz com as dezenas de flores que surgem em seu jardim. O maior problema não é o ocorrido e, sim, como vamos lidar com o medo, a raiva, a tristeza, a frustração, ou seja, com esse conjunto de sentimentos e emoções que não tem receita pronta, cada qual tem que prescrever a própria.


Tatiana: Você já vivenciou alguma situação que te deixou de pernas para o ar?

Claro que sim e fiz do limão uma deliciosa limonada e, por isso, atuo profissionalmente na missão de desenvolver o potencial das pessoas para transformarem suas vidas. Devo isso a minha história de separação ocorrida após uma traição. Foi minha maior dor e meu maior aprendizado. No meu caso, não dava para mudar a situação. Aprendi a tirar o melhor dela. Estamos sempre sendo desafiados a uma mudança interior. Não é fácil, mas não dá para viver com uma dor incessante. Hoje, estou muito mais feliz do que antes. A minha vida deu uma guinada extraordinária.


Tatiana: Qual conselho você dá para quem está passando por uma crise?

Temos que ter atitude, é necessário enfrentar o desânimo, o desconhecido e entrar em ação. Agir positivamente diante dos fatos requer treino e força de vontade. É importante cercar-se de pessoas positivas e melhorar tudo o que envolve o seu meio, seja com boas leituras, filmes, novos treinamentos e lugares, para se contagiar de novas energias, conselhos, oportunidades e experiências. Não controlamos o mundo exterior, mas podemos aprender a controlar o EU INTERIOR com autoconhecimento, para desenvolvermos inteligência emocional e assim fazermos as escolhas corretas.


O Coaching é um processo que ajuda, pois desperta a consciência das suas potencialidades. Cada ser tem um poder infinito dentro de si e muitas vezes por causa de baixa autoestima, desconhece as suas próprias habilidades. Tentar é um desejo e fazer é uma ação que te tira de onde não está bom e te leva ao estado desejado. Tenha um NOVO OLHAR e lembre-se de nunca esquecer que a vida não muda, é você que muda a vida.


Com o exemplo da Nilze, percebemos que não adianta ficar olhando apenas para o problema. É a mesma coisa que só enxergar o pontinho preto no canto da folha e esquecer que tem toda a parte branca no entorno, que representa a maior parte. Vamos, então, praticar o exercício do Novo Olhar, expandir a mente e estar abertos ao novo.

253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page