google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorTatiana Geckler

O melhor lado da história

Atualizado: 18 de mai. de 2022

Café com Dopamina


Neurociência e Performance Humana



Quem se lembra da hiena do desenho animado, Lippy e Hardy de Hanna Barbera, que vivia reclamando da vida com a famosa frase "oh céus, oh vida, oh azar, isso não vai dar certo?". Você reclama com frequência ou tem um amigo ou parente tipo o Hardy? O significado da palavra reclamar vai além do que encontramos no dicionário. O RE é um elemento designativo de repetição, logo, RECLAMAR é o mesmo que CLAMAR para que aconteça novamente.


O ato de reclamar com frequência, poderá se tornar um hábito e consequentemente irá fazer mal para a saúde, pois ao reclamar repetidamente, o organismo libera mais cortisol, conhecido como o hormônio do stress, alterando a pressão arterial, enfraquecendo o sistema imunológico e ficando mais suscetível a outras doenças.


Seguem duas dicas para substituir a reclamação:

A primeira é se tornar uma pessoa mais grata. O exercício da gratidão nos deixa mais feliz, diminui a pressão sanguínea, melhora a qualidade do sono, fortalece as emoções positivas e potencializa os relacionamentos, afinal, ninguém aguenta conviver com uma pessoa que reclama o tempo todo.


A ação de ser grato reverbera positivamente em diversas áreas da vida, pois o nosso cérebro libera importantes neurotransmissores como a serotonina que modula o humor e a dopamina, que influencia em várias funções, incluindo a motivação, atividade motora, prazer, regulação do sono, humor, ansiedade, atenção e aprendizado. AGRADECER é o mesmo que fazer a graça descer.


A outra dica é, quando algo te chatear, substitua a reclamação pela frase: MAS, O MELHOR DA HISTÓRIA É... Ao enxergar o contexto de outra forma, seu organismo produz glutamato, neurotransmissor que atua regulando o desenvolvimento de novos caminhos sinápticos, reorganizando-os para atender novas demandas. Têm relação também com o aprendizado e memória. É importante lembrar que em tudo aprendemos algo, seja com as chateações da vida ou com os erros e isso É O MELHOR DA HISTÓRIA!


Mas, o MELHOR LADO DA HISTÓRIA é que temos o poder de fazer escolhas positivas.



82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page