google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorTatiana Geckler

Os maiores medos dos perfis comportamentais

Café com Dopamina


Neurociência e Performance Humana

Você tem certeza? É loucura trocar o certo pelo duvidoso! Você sabe e pesquisa muito, mas e se errar feio? ...Você fala, fala, fala, tem muitas ideias legais, mas os projetos não saem do papel. ...Vai ficar feia de cabelo curto! Muitas vezes, temos um diálogo interno parecido com os citados acima, o que pode nos fazer recuar e afastar de algum objetivo ou sonho. Quais são os seus pensamentos e julgamentos perante algo que tanto deseja?



Afinal, que vozes são essas?

Provavelmente, podem ser reações que imaginamos que as pessoas terão e que nos travam. Será que essas vozes estão relacionadas com os nossos perfis comportamentais? Hoje, vou citar um pouquinho sobre os medos de cada perfil, no entanto, é importante ressaltar que as definições são tendências comportamentais de perfis isolados. Isso significa que a pessoa é um conjunto dessas características, sendo a combinação dos quatro perfis, cada indivíduo em sua medida de: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.


O objetivo de destacar tais características de modo isolado é para despertar um novo olhar perante si e para o outro. O exercício da empatia é um fator importante para desenvolver inteligência emocional. É importante olhar para o outro através da perspectiva da pessoa e não da sua. Conhecer a si e entender o outro é um grande desafio, mas, uma boa solução na busca de melhores relacionamentos na família, com amigos e no meio profissional.


Conexão


Quando você coloca um Influente num projeto ou o convida para um evento, ele vai perguntar sobre quem estará com ele, por gostar de pessoas e buscar conexão. Seus maiores medos são: a rejeição, a solidão, o de não se sentir apoiado e o de dizer não, pois, mesmo que de modo inconsciente, ele acha que as pessoas deixarão de gostar dele se disser não.


Liberdade

As pessoas com prevalência de características de Dominância perguntarão o quê, pois, elas são focadas em resultado. Utilizam também as seguintes palavras: Vai fazer? Já fez? Terminou? Os principais medos são: o de perder autonomia e a liberdade de ações, pois, caso tenham que pedir autorização para tudo, se sentirão presas. Têm medo, também, de perder posição para as outras pessoas e o de fracassar, pois são muito competitivas.


Retidão

Para aquelas que têm predominância na Conformidade, prezam irremediavelmente pela qualidade, seu maior medo é o de errar. São pessoas que possuem um olhar crítico e enxergam detalhes que os outros perfis não enxergam. São muito perfeccionistas e cobram demais de si e dos outros.


Harmonia

Para quem tem predominância de Estabilidade, não gosta de causar conflito e preza pela conciliação, tem medo de dizer não, de perder o autocontrole e de se arriscar, pois, cenários imprevisíveis deixam o Estável tenso e inseguro. São pessoas resistentes a mudanças, pois gostam de previsibilidade e segurança.


Quando esse diálogo surge é importante analisar e se perguntar: esses medos são reais? É bom refletir se os seus medos estão te afastando ou aproximando dos seus sonhos. A mente pode nos levar a sentimentos e sensações negativas. Quando os pensamentos começarem a ficar agitados, observe a situação e reflita:


“Talvez isso que eu penso, isso que eu acredito, isso que eu tenho certeza, não seja bem assim... Talvez tudo o que penso, não seja verdade. Minha percepção é um espelho e não um fato. O que enxergo é apenas uma percepção", Um Curso em Milagres - UCEM.


Procure se relacionar com pessoas que irão facilitar e te aproximar dos seus objetivos. Cuide dos seus pensamentos!



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page