google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorREDE NOVA LIMA

Pasmei


IHGARV lança revista

No dia 30 de junho, o Instituto Histórico e Geográfico Alto Rio das Velhas (IHGARV) lançou a quinta revista. A entidade, formada por consócios de Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Sabará e Belo Horizonte, há 20 anos, trabalha para o registro e resgate da memória dessas cinco cidades banhadas pelo Velhas, importante afluente do Rio São Francisco. Nesta obra, o leitor vai encontrar assuntos variados, entre eles: personagens que fizeram o Brasil, a importância universal de Nova Lima, a história do Padre João de Deus Macário, curiosidades sobre o belíssimo distrito de Macacos, o relato sobre a vida de Euvaldo Lodi, entre outros.


Origens

O nova-limense e famosa personalidade Marquês de Sapucahy (1793-1875) é o patrono geral do IHGARV. Cândido José de Araújo Viana, foi Visconde com Grandeza e Marquês, também foi ministro da Fazenda, da Justiça, deputado, senador, constituinte em 1823, conselheiro do imperador, escritor, mestre de ciências, além de nomear a passarela do samba, no Rio de janeiro. Além do Marquês de Sapucahy, o instituto homenageia outros 50 patronos que referem cada um a uma cadeira do IHGARV, inspirando pesquisas, saberes e compartilhamentos.


O conteúdo das revistas é escrito por seus consócios, sendo que a primeira delas divulgou a biografia dos patronos do instituto. Após escrever sobre o padrinho da cadeira que ocupa, o consócio pode desenvolver temas que apontem para as cinco cidades, nas diversas áreas do saber. Por exemplo, na terceira revista, foi feita uma abordagem sobre ervas medicinais utilizadas no Alto Rio das Velhas; uma abordagem rica do ponto de vista cultural e histórico, ao mesmo tempo, interessante para a leitura popular.


Atualmente, com 24 consócios, todos com um notório saber em alguma área do conhecimento humano, a principal finalidade do IHGARV é o estudo e a divulgação das áreas do saber humano como História, Geografia, Geologia, Antropologia, Sociologia, Paleontologia, Genealogia, Estatística, entre outros. A quinta revista desperta curiosidade, pois celebra duas décadas desse trabalho e abarca temas variados, escritos sob pesquisa intensa e profunda realizada por consócios experientes e compromissados com a memória do Alto Rio das Velhas.



Canastra é o melhor do mundo

A lista dos 50 melhores Queijos do Mundo foi publicada pelo site americano Taste Atlas, na última semana (22). O assunto repercutiu bastante no Brasil, porque o primeiro da lista foi o tradicional mineirinho, o queijo canastra, que na classificação do grupo bateu os concorrentes burrata e gorgonzola, dois favoritos famosos. A medalha de ouro é resultado de votos da audiência que, aparentemente, confirmaram àquilo que todo mineiro sabe. De cor bem amarelada e gosto forte, a iguaria pode ser servida com café ou à parte. A origem do nome dele vem da região da Serra da Canastra, onde é produzido e constam cerca de 70 fabricantes artesanais.


Perdão para alunos do Fiés

Estudantes que contrataram algum financiamento pelo Fies até o segundo semestre de 2017, receberam uma boa notícia. O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a Medida Provisória (MP) que concede o perdão de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O documento assinado pelo gestor também prevê o desconto de até 99% na renegociação dos débitos para estudantes com inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa vai beneficiar o perdão de dívidas aos estudantes que foram beneficiados com o auxílio emergencial.


Na mesma mão, Bolsonaro aumentou Auxílio Brasil, de R$ 400 para R$ 600. O acréscimo está relacionado à compensação pela alta nos preços da comida e da energia, uma situação que tem afetado a população mais vulnerável.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page