google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorLetícia Barros

Prefeitura e Biocor não se entendem

Proibição contra ampliação do hospital pode inviabilizar centro de oncologia em Nova Lima e retirar oportunidade de emprego para mais de mil profissionais


O prefeito João Marcelo (CIDADANIA) suspendeu autorizações de obras para expansão dos hospitais Biocor, Vila da Serra e Hospital de Olhos, uma sanção que, segundo o Instituto Biocor inviabiliza o serviço de oncologia a ser prestado pelo Centro Oncobio, em Nova Lima. A decisão pode levar para outra cidade um dos maiores núcleos de tratamento de câncer do Brasil. O conflito começou no inicio de 2022, quando a prefeitura contestou a ampliação autorizada pela lei 2.790, de 2020, afirmando que ela encontra-se em desconformidade com os anseios do Plano Diretor, cuja revisão deveria ter sido realizada em 2017. O governo municipal alega ainda que a ampliação poderia gerar impactos negativos no trânsito, uma vez que existe a previsão de aumento de mais de 300 leitos hospitalares. Caso a postura da prefeitura permaneça, vai impedir a contratação de quase mil profissionais diretos e indiretos devido ao crescimento do atendimento nas unidades hospitalares.


Alto investimento

Amparado na lei 2.790, de 2020, a qual estabelece normas e condições que permitem a regularização e ampliação de edificações com finalidade hospitalar, segundo critérios definidos no regulamento, e que estejam em desconformidade com os parâmetros da legislação urbanística municipal, o Biocor iniciou um processo de ampliação com grandes investimentos - inclusive com a criação de um centro de tratamento especializado para pacientes com câncer. Os benefícios para o município vão muito além da alta geração de impostos. A ampliação das unidades hospitalares do bairro Vila da Serra traria para Nova Lima um dos maiores complexos de saúde do Brasil. Segundo o projeto, tamanho desenvolvimento não iria acarretar grandes impactos no trânsito, tendo em vista os horários de atendimento. Sem a ampliação, fica inviável a instalação de alguns serviços de saúde, em especial o Centro Oncobio.


No mesmo período que limitou a ampliação dos três antigos hospitais, o prefeito autorizou o início das obras de instalação da nova unidade hospitalar de alto padrão do grupo Mater Dei, que há anos intenta, sem sucesso, instalar-se em terreno localizado próximo ao bairro Jardim Canadá, às margens da BR-040. Nos últimos dias, uma ação ajuizada por uma associação de moradores da região tenta suspender os efeitos da lei 2.790, em declarado apoio à prefeitura de Nova Lima. No entanto, o silêncio da associação quanto aos inúmeros prédios do Vila da Serra que infringem em muito o Plano Diretor da cidade é, no mínimo, contraditório. Impedida a ampliação, os hospitais Biocor, Vila da Serra e Hospital de Olhos, deixarão de contratar quase mil profissionais, além de deixar de arrecadar milhões de reais em impostos para o município. Sem contar que a população não poderá contar com os serviços hospitalares especializados que atenderiam toda a rede de convênios de saúde.







9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page