google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorTatiana Geckler

Relacionamentos Interpessoais

Café com Dopamina




Neurociência e Performance


Sabe aquela frase: "tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado"? Conversamos sobre ela, mas, a aplicação do conceito a seguir é tão valiosa, que este texto vai desdobrar o tema em um segundo aspecto da vida, sendo a pergunta recorrente... Você concorda com essa maneira de pensar? Acredita que realmente devemos agir conforme essa famosa frase? Se respondeu sim, o reforço é mais do que necessário, pois, aí que mora o perigo, principalmente quando você quer melhorar suas relações interpessoais, seja com familiares, amigos ou no ambiente profissional.


É importante estar atento ao fato de que as pessoas não são iguais e que cada ser humano carrega uma trajetória de vida diferente, sendo que uma situação pode ser interpretada de diversas formas, pois cada pessoa tem a sua visão de mundo, de acordo com as próprias vivências. O indivíduo possui um conjunto único de habilidades e competências, constituído por experiências de vida e valores.

Nesse sentido, o exercício da empatia é fundamental dentro dos relacionamentos. É importante ter um olhar atento e perceber o que o outro está sentindo, para que haja mais qualidade em nossas relações. Sentir-se ouvido e compreendido é uma necessidade humana. Logo, para melhorar as relações e a sua comunicação com as pessoas, busque tratar os outros como eles gostariam de ser tratados e não o contrário.


Cada pessoa tem um modo de agir, um jeito de ser, de enxergar e de viver a vida. Cada indivíduo possui traços comportamentais diferentes que, somados ao conhecimento técnico, o tornam um talento único e isso é muito agregador quando as pessoas passam a compreender que em seu meio de convivência e no ambiente profissional, cada pessoa é única no seu modo de ser, agir e de interpretar as coisas e que muito podem contribuir para os nossos aprendizados e sucesso de um projeto.


Existem indivíduos Planejadores, que são centrados, calmos respeitam rotinas e regras. Tem os Analistas que são preocupados, rígidos, perfeccionistas, julgadores e enxergam os mínimos detalhes. Os Comunicadores são extrovertidos, falantes e ativos. Os Executores são dominantes, otimistas, dinâmicos, não tem medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. Todos os perfis são importantes, pois, na maioria das situações, há necessidade de planejamento, de qualidade, análise de riscos, uma boa comunicação e principalmente a execução.


Você consegue identificar qual é o seu perfil predominante? Numa organização, todos os perfis são essenciais, principalmente se estiverem adequados as funções desempenhadas. É interessante que haja compreensão de que os comportamentos e habilidades das pessoas são diferentes e que umas têm mais facilidade que as outras em determinadas tarefas, de acordo com o seu perfil. O interessante é que haja uma adequação por parte do líder, quanto ao perfil comportamental e as atribuições a serem desempenhadas, tendo em vista a saúde dos colaboradores, satisfação e melhores resultados.


Por isso, existem as tradicionais entrevistas de emprego, para que a contratação seja mais assertiva quanto às exigências do cargo. Ao colocar uma pessoa com o perfil Executor para ficar atrás de uma mesa atendendo telefone, a empresa não se atentou ao perfil do profissional, visto que ele terá melhor desempenho executando tarefas desafiadoras e tendo mais autonomia para trabalhar e alcançar os resultados esperados, pois é o tipo de pessoa que tem necessidade de competir.


Ao colocar o Comunicador para trabalhar sozinho, poderá ser uma grande perda para a empresa, porque o seu melhor desempenho será em atividades que demandarão uma maior conexão com as outras pessoas e que demandem mais potencial criativo. Importante entender também que o Analista busca pela perfeição e qualidade, por isso enxerga os mínimos detalhes e aponta erros, visto que preza pela excelência.


Essas dicas também ajudam na autopercepção, para que você se observe e avalie se alguma característica do seu perfil está te aproximando ou afastando das pessoas. Caso esteja te atrapalhando, busque aprimorar alguns pontos para que suas relações sejam mais saudáveis.


No caso de um Analista, um ponto importante é observar como os colegas estão recebendo os seus apontamentos, afinal, ninguém gosta de ser criticado. Já, ao Comunicador é importante ficar atento se está deixando os demais colegas falarem e também se não está prejudicando o ambiente de trabalho com a contação de tantas histórias. O Executor deve observar principalmente se está sendo arrogante no trato com os demais profissionais, e o Planejador normalmente precisa ser mais flexível, para conseguir improvisar e ser criativo no caso de algum imprevisto.


Importante ressaltar que as habilidades podem ser desenvolvidas. Comece a se observar e vá em busca do que poderá te ajudar a aperfeiçoar ou desenvolver novas habilidades para as mudanças que tanto deseja. No início, pode ser complicado, mas é possível, pois o cérebro pode ser treinado. Então, se você quer melhorar suas relações interpessoais, fique atento a estes cinco pilares: autoconhecimento, empatia, assertividade, cordialidade e ética.


Vamos treinar?

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page