google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorRodrigo Assunção

Vale tudo pelo poder?

Giro Político



A briga pelo governo Mineiro tem afetado, diretamente, o futuro do estado. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais derrubou o veto do governador Romeu Zema ao projeto que concedia aumento maior do que os 10,06% previstos pelo governador. A manobra tem influência incisiva na disputa eleitoral e revela a atitude populista do presidente da Assembleia, Augustinho Patrus, que será o candidato a vice-governador na chapa de Kalil. A situação empurra para o colo do atual governador, o desgaste de ter que brigar na Justiça para evitar o reajuste que tem claros vícios legais. A utilização do cargo para benefício próprio ficou clara nesse caso e as consequências dessa atitude também.


O fato é que Kalil está utilizando toda força política adquirida a frente da capital mineira para compelir desgaste no governo estadual que tem a aprovação da maioria dos mineiros. Kalil se esquece de que, caso o reajuste defendido pela Casa Legislativa e dirigido por seu futuro companheiro de chapa, aconteça, pode cair que nem uma bomba no próprio colo.


Imagino, em um futuro próximo, o governador de Minas repetindo as falas do ex-governador Fernando Pimentel ao dirigir-se a esses mesmos funcionários que agora estão lutando pelo aumento, e dizendo que o Estado não tem condições de manter os salários em dia, e muito menos arcar com todos os compromissos anteriores à eleição.


Romeu Zema promete entrar na Justiça para evitar que o estado se torne inviável, fato que demonstra o compromisso do governador com a coisa pública. Ele não está pensando apenas nas eleições deste ano, mas em um estado equilibrado para auxiliar os mineiros do futuro. Zema segue firme no jeito diferente de governar, onde se trata dinheiro público com compromisso e seriedade.



Outro ponto que chama a atenção é a grande mídia em torno do nome de Carlos Viana, mostrando a força que o presidente Bolsonaro tem de movimentar sua legião de seguidores ao nome que o apoia, mas, tudo indica que, dificilmente, atingirá a votação que o levaria ao segundo turno. Vamos aguardar para ver os próximos capítulos e alertar o povo Mineiro de que dinheiro sempre tem que ter uma fonte. Diferente do que se imagina, o estado de Minas começou a se recuperar e pensar em sair da UTI agora e, se esse aumento for aprovado, pode-se começar a cavar a cova, pois o paciente já não terá mais recuperação.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page