google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorLetícia Barros

Vidas Idosas Importam

Atualizado: 11 de jul. de 2022



A população de idosos no mundo tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas. O Brasil está em franco processo de envelhecimento populacional, fato confirmado ao se observar que a proporção de pessoas com 60 anos ou mais, consideradas idosas, entre 2005 e 2015, aumentou de 9,8% para 14,3%, (IBGE, 2016).


Diante da realidade demográfica do envelhecimento, e do maior número de idosos na população, torna-se fundamental a valorização, a inclusão e a defesa da diversidade do envelhecimento e a proposição e articulação de ações específicas para esse grupo etário. Colocar em evidência o Estatuto do Idoso, além de fomentar novos projetos e iniciativas que estimulem e favoreçam o envelhecimento ativo e saudável.


Novo olhar

O Movimento Vidas Idosas Importam nasceu para revolucionar o pensamento e as atitudes que desconsideram os direitos das pessoas idosas ou não os atribuam o devido valor, conforme detalha o criador dessa bandeira, o gerontologista, Dr. Crismédio Costa. “Especialistas, pesquisadores e ativistas de todo Brasil se reuniram, a princípio de forma virtual, para constituir o movimento nacional Vidas Idosas Importam, isso, quando faltava oxigênio e dignidade às pessoas idosas, principalmente as mais pobres e que estavam contagiadas pela covid-19”, lembra.


Uma das principais características do movimento, que faz parte da sua identidade, e que se revela pioneira, é o entendimento sobre diversidade do envelhecimento humano. “Hoje, não se fala mais em velhice, fala-se nas velhices, porque são múltiplas. Estamos atentos a todos os âmbitos da sociedade que envelhecem. Cada um tem um jeito e precisa de cuidado integral específico”, conta Crismédio.


Força e respeito

O movimento Vidas Idosas Importam entende e batalha por melhorias para a comunidade envelhecida em cada detalhe. O trabalho do grupo é sensibilizar a sociedade e despertá-la para as responsabilidades para com as pessoas idosas. “Estamos em todos os estados do Brasil, com polos instituídos em Minas Gerais, Pará e Sergipe. São núcleos que desenvolvem atividades, campanhas de conscientização para que a pessoa idosa seja valorizada de maneira integral. “São mais de 6 mil ativistas participando dos conselhos, de espaços do controle social, de debates sobre o envelhecimento humano, mobilizando a comunidade para valorização dos mais velhos. Estamos unidos e somos fortes, pois, defendemos o direito humano de envelhecer com dignidade”, finaliza.


Espaço em Nova Lima

Em Nova Lima, o movimento Vidas Idosas importam têm espaço garantido. O Fisioterapeuta, escritor, consultor em desenvolvimento humano, qualidade de vida e envelhecimento ativo, Kélvio Luís, Idealizador da Respirar Consultoria, integra a equipe da comissão científica do projeto e contribui para a consolidação e estruturação do Vidas em âmbito nacional. “Neste momento, estou a frente de uma campanha que será lançada no mês de maio. Estamos fazendo uma agenda de ações virtuais e presenciais do movimento em Minas Gerais, e em especial na minha querida Nova Lima”, conta Kélvio.


Kélvio sempre trabalhou em prol da pessoa idosa, uma necessidade extremamente desafiadora, sendo que, hoje, o desafio aumentou. “Com o isolamento social e as perdas devido à covid, o adoecimento físico e mental se destaca na sociedade, mas principalmente entre os idosos. Eles precisam ainda mais de ajuda para se reestabelecerem no convívio social e conquistar novamente a alegria de viver com autonomia e segurança. Passo a passo, sempre em frente, que esta missão se fortaleça e que juntos possamos fazer a diferença na consolidação de um envelhecimento mais digno", frisa Kélvio.


Curiosidades

O Movimento Vidas Idosas Importam, criado no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 2020, é precursor do conceito ativista dos direitos humanos da pessoa idosa no Brasil. Nasceu com o objetivo principal de valorizar a pessoa idosa na defesa de seus direitos e na promoção de sua participação na sociedade. No site do movimento: https://www.vidasidosasimportamoficial.org/ é possível encontrar outros detalhes, de onde foram retiradas as informações a seguir.


Missão

Promover a valorização do envelhecimento e defender a dignidade da pessoa idosa em toda sua diversidade.


Visão

Realizar e apoiar mobilizações sociais em prol dos direitos da pessoa idosa para consolidar uma cultura de respeito. Criado em plena crise humanitária provocada pela Covid-19, o movimento Vidas Idosas Importam foi idealizado pelo gerontólogo e ativista alagoano Crismédio Vieira Costa Neto, com o objetivo principal de valorizar e apoiar as pessoas idosas na defesa de seus direitos, além da promoção de sua participação na sociedade. Atualmente, o movimento nacional Vidas Idosas Importam reúne ativistas e instituições do Brasil inteiro em prol da mesma causa.


A intersetorialidade e a interdisciplinaridade está na essência desse movimento, integrado por profissionais de diversas áreas de atuação e instituições públicas e da sociedade civil, em busca de transformar a realidade atual, com ações práticas para a construção de valores que possam formar um novo paradigma, no qual a pessoa idosa usufrua, em sua plenitude, de todos os seus direitos.

Os principais objetivos do Movimento Vidas Idosas Importam Para tanto, o projeto potencializa ações que contribuam para o protagonismo da pessoa idosa e a efetiva proteção contra a discriminação etária, denominada de idadismo. O Movimento propõe a promoção de uma cultura de respeito às pessoas idosas, favorecendo a visibilidade e o reconhecimento social, com campanhas e ações educativas para a desconstrução de estereótipos em relação ao envelhecimento.





1.389 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page