google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorLetícia Barros

Você Sabia?

Rego dos Carrapatos




A Mata Atlântica casa-se ao Cerrado num ambiente repleto de beleza e diversidade, bem no centro urbano de Nova Lima, dentro do Parque Natural Rego dos Carrapatos. No passado, o lugar era o “quintal” de uma das personalidades mais importantes e influentes da Era de Ouro da mineração na cidade: o engenheiro George Chamers, superintendente da poderosa mineradora Saint John D'el Rey Mining Company, sendo que uma das suas exigências, era a preservação do local. De lá, não se retirava “nem a lenha”.


A paisagem nova-limense, comum aos mais famosos cartões postais do mundo, tem mais de 34 hectares, relevância regional e nacional. Além da exuberância nativa, o parque carrega importância histórica riquíssima. Nele está a Banqueta do Rego dos Carrapatos, com 4 km, construída nos primórdios da cidade, por escravos, à mão, com alavanca, pá e enxada, em 1795. A palavra banqueta é sinônima de talvegue, que significa a linha mais baixa de um vale por onde escorre a água da chuva e das nascentes, ou o canal mais fundo de um rio. Já rego é uma estrutura abaulada feita para levar água.


O objetivo do canal era o de captação da água do Ribeirão do Carrapato para abastecer a Fazenda Morro Vermelho, para consumo das pessoas e atividades da casa. Considerada uma das banquetas mais antigas de Nova Lima, mais tarde, passou a ser utilizada para a mineração. No ano de 2000, o recanto foi instituído oficialmente parque natural, o qual tem a banqueta, ou trilha, que é um caminho por onde as pessoas podem andar sempre acompanhando o rego, além de um túnel, com 42 metros de extensão, também construído por mão de obra escrava.


Integra o parque, também, o Bicame, um aqueduto, construído para conduzir as águas do Ribeirão do Carrapato até a Mina Morro Vermelho (atual AngloGold Ashanti) para lavagem do minério de ouro. Construído em 1890, em madeira, pela Saint John D'el Rey Mining Company, o símbolo de Nova Lima, tem 30 metros de extensão, 15 metros de altura máxima. Em um ambiente urbano, ele celebra e reafirma a identidade de Nova Lima que congrega natureza e desenvolvimento.



Visitação

O Rego dos Carrapatos fica aberto para visitação de segunda-feira a domingo, das 6h às 20h. Há espaço para fazer exercícios físicos, para palestras e também caminhadas guiadas e educação ambiental. Não são permitidos a utilização de bicicletas e motocicletas, e nem levar animais domésticos.

Endereço: Rua Joaquim Eloy de Azevedo, nº 300. Nova Lima- MG.

Horário: de segunda-feira a domingo, das 6h às 20h.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page