google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorAmanda Alvares

Ziguezague Esportivo



TEAM Assessoria promove relançamento da marca

Na última sexta feira (24), participei do evento de relançamento da marca TEAM Assessoria Esportiva, realizado no auditório da Associação Comercial de Nova Lima. Aproveitando a retomada das atividades após o período pandêmico, a TEAM, com um novo design, dá início a um novo momento da empresa e da marca. Com o slogan Tempo, Energia, Atitude e Movimento a marca - depois de um período apocalíptico, digamos assim - através do esporte, vem para oficializar novos tempos e novas maneiras, tanto nas práticas esportivas, quanto na vida cotidiana pós-pandemia da covid-19.

Desejamos sucesso!


Nutrição



Você se alimenta bem? Sabe qual seu peso ideal, seu índice de massa corporal? Seus percentuais de gordura e de massa magra estão dentro dos padrões aceitáveis? E seus exames como o perfil lipídico, por exemplo, estão em dia? A pergunta que não quer calar: estão dentro dos limites? Atualmente, sabemos que o sobrepeso e a obesidade são causadores de grandes males a

Saúde. A gordura visceral, aquela “gordurinha” do abdômen que chamo de autoinvestimento, pois a famosa “barriguinha” adquire-se através da vida sedentária, a cervejinha do final de semana acompanhada de um belo tira a gosto, pode ser causadora de uma das doenças que mais mata no país: o infarto, além de outras.


Sabemos que o corpo humano é uma máquina e toda máquina precisa de um combustível para funcionar bem. Em nosso organismo, esse combustível é a alimentação. Uma dieta adequada, rica em alimentos essenciais, faz essa engrenagem funcionar de acordo, trazendo benefícios e capacitando esse instrumento a funcionar por mais tempo. Diante dessas importantes questões, conversei com a nutricionista esportiva Andresa Oliveira.


A novalimense, de 36 anos, é formada em nutrição há 14 anos. Com duas

graduações, Gestão de Unidade em Alimentação e Nutrição (alimentação coletiva) e Nutrição Esportiva e Fitoterápicos, faz atendimentos presenciais e online e é uma apaixonada por esportes.

Acompanhamento adequado

Andresa define nutrição como o ato de fornecer nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, através dos alimentos e suplementações (quanto necessário). E enfatiza que, com o acompanhamento nutricional é possível ofertar as melhores combinações de alimentos, de acordo com as individualidades e objetivos do paciente.


Quando questionada qual a diferença entre “nutrição normal” e a “nutrição esportiva”, Andreza enfatiza que, na nutrição existem vários nichos: crianças e adolescentes, idosos e estética, etc.; e em cada nicho as particularidades são trabalhadas. Sendo assim, a nutrição esportiva tem como objetivo principal suprir as necessidades nutricionais dos atletas, auxiliando-os em uma melhor performance, para alcançarem suas metas de forma saudável.


Ações de sucesso

Em uma de suas ações de sucesso, Andresa conta que durante o acompanhamento nutricional de um jogador de futebol profissional que acabou se lesionando durante um campeonato e precisou se afastar, durante o período de tratamento, o desafio era otimizar sua recuperação sem que houvesse a perda muscular. E seus objetivos foram alcançados com sucesso. Ele se recuperou bem e conseguiu retomar os treinos com uma boa forma física.


Sempre antenada

Para se atualizar, a nutricionista sempre participa de cursos e congressos e procurar estudar bastante. E sabemos que seguir dieta não é nada fácil! Para os indisciplinados, ela mostra a trajetória necessária para se alcançar e o objetivo proposto. Traçar metas e elaborar o plano alimentar mais individual possível faz parte da rotina para os que se mostram não dispostos a seguir e ela deixa claro que, para alcançar os objetivos, o paciente precisa fazer sua parte.

Andresa gosta de trabalhar com a reeducação alimentar, sem muitas restrições, justamente para o paciente criar bons hábitos e fazer boas escolhas alimentares, pois, não existe alimento vilão, existe boas escolhas e consumo esporádico dos alimentos menos saudáveis. E para os insatisfeitos, ela garante que procura fazer o seu melhor! Oferece um atendimento personalizado, planos alimentares individualizados, acessíveis e funcionais. E caso haja alguma insatisfação, ela tenta buscar alternativas para reverter a situação.


Amor ao esporte

Andresa engrandece seu amor pelo esporte como fator decisivo para escolha para a profissão. Então, a condição de o atleta ter um perfil disciplinado, pelo menos a maioria deles, seria a motivação para a opção do ofício? “Um dos motivos, sim!”. Além de gostar de bons resultados, isso é motivador para ela. Como os atletas buscam performance, acabam seguindo as orientações nutricionais com maior precisão, mas destaca que o que mais pesou na escolha, foi realmente o amor ao esporte e a prática.


Performance esportiva

No sucesso de um plano alimentar bem sucedido o atleta percebe essas diferenças no ato da atividade esportiva praticada através da melhora da composição corporal. O aumento da disposição, ausência de lesões e eles ficam menos doentes. Os atletas conseguem uma melhor performance esportiva alcançando seus objetivos. Sabemos que a estética corporal mexe com a psico do homem e principalmente da mulher e é preciso muita força de vontade para chegar a um determinado peso e corpo ideal, se é que existe esse idealismo.


Acaba que o nutricionista faz o papel de um psicólogo, às vezes. Questionada sobre como ela lida com esse tipo de situação, Andresa responde que o ato de comer está intimamente ligado, não apenas ao cognitivo, mas às emoções do indivíduo, ao aspecto social bem como a situação econômica e cultural, dentre outros. Com isso, ela procura motivar a mudança nos hábitos alimentares dos pacientes.


O processo de mudança é árduo, pois, a pessoa pode até saber o que comer, mas se sente muitas vezes, incapaz de fazê-lo. Então, ela busca ter a sensibilidade de captar quais são as razões que levam o paciente a ter determinado tipo de comportamento alimentar, podendo assim, ajudá-lo a lidar com as mudanças propostas.


Conselhos

E para quem quer começar a perder peso, Andresa aconselha buscar ajuda do nutricionista que é o profissional habilitado para elaborar o seu plano alimentar individualizado. Não existe uma dieta que sirva para todos. Não acredite em dietas e produtos milagrosos que prometem muita perda de peso em tão pouco tempo. Descasque mais e desembale menos. Beba água adequadamente e

pratique atividade física regularmente.


Bora fazer um corre?

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page