google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorAmanda Alvares

Ziguezague Esportivo

Atualizado: 1 de ago. de 2022

Trail run


O trail run ou corrida em trilha é o esporte praticado fora do asfalto, digamos assim. Ela é feita em montanhas ou caminhos secundários, além das montanhas, colinas, subidas e descidas íngremes, cruzando rios e riachos. O trail é praticado em lugares mais selvagens, com terrenos, às vezes, montanhosos e declives acentuados, geralmente o sobe e desce.


É preciso treino, força física, mental e muita, muita disposição! Certa vez, ao iniciar na corrida eu conversava com uma amiga e dizia assim: “só quero ir até os 10 quilômetros e não pretendo ir além”. E ela me disse: “depois você me conta”. E é bem assim, o atleta, mesmo que amador, vai testando seus limites e percebe, a cada dia que passa, que pode ir além e não é diferente com qualquer outro atleta.


Nos dias 8 a 10 de julho aconteceu em Itanhandu/MG a Uai Ultra dos Anjos Internacional. Você sabe o que é uma ultramaratona? São corridas que ultrapassam os 42,195 km – distância de uma maratona oficial – e são as corridas consideradas de maior resistência do atletismo. Imagine uma ultramaratona associada com um trail run? É de tirar o fôlego de qualquer um! E pode acreditar, em Nova Lima, temos atletas que fazem sucesso e levam o nome da Terra do Ouro para o pódio! Um deles é o meu colega de trabalho, atleta amador, Alisson Rodrigo dos Santos.


Esse novalimense ficou em terceiro lugar na ultramaratona de Itanhandu, no Sul de Minas. Foram 20 horas e 16 minutos correndo e, nada mais, nada menos que 135 km de prova, nível hard e um belo passeio pela Serra da Mantiqueira. Bati um papo bem legal com ele sobre o desafio de ser e de correr uma ultramaratona.


Influências e trajetória

A prática do trail run começou na Copa Brou Aventuras Trail Run logo no primeiro ano de corrida, na Serra do Gandarela. Esta prova era realizada no distrito de São Sebastião das Águas Claras (Macacos), em Nova Lima, desde 2014. Influências no esporte, ele diz que não tem nenhuma e que sua trajetória até aqui são de treinos três vezes por semana, sendo duas vezes depois da jornada de trabalho e uma vez nos finais de semana. Nos dias em que não corre, ele faz reforço muscular e muito alongamento.


Apoio e sonhos

Alisson conta que o apoio que tem é do treinador Roberto, da Assessoria Vem e da torcida de amigos e que nunca precisou abrir mão de nada por causa do esporte. Sua primeira maratona foi em Mariana – Galo Veio – e a primeira ultramaratona aconteceu em Ouro Preto, no Desafio Extremo Estrada Real, 51 km. Como ultramaratonista, ele pretende chegar aos 100 anos e ainda praticando o esporte. Daqui há dez anos, ele se vê, correndo, junto com seu filho.


Provas

A prova mais dura enfrentada foi a Uai Ultra dos Anjos Internacional. Foram 135 quilômetros de muita energia. "Desconheço provas mais difíceis, mas , ultramaratonas não devem ser nada tranquilas. É superação!”, frisa Alisson. Mas, ele conta que nunca teve medo de prova nenhuma e sua vitória mais marcante foi completar a Uai Ultra.


Dificuldades e disciplina

Para o Alisson, conciliar família, trabalho e treino são as dificuldades enfrentadas por um esportista. Os treinos nem sempre são agradáveis, mas se você tem um objetivo, precisa manter sua planilha em dia. Quando chegar o dia da prova, será só alegria. No dia anterior ao evento, o atleta separa tudo antes de dormir; roupa, boné, água, suplementos, relógio, tênis. Procura deixar tudo pronto. Às vezes, leva tudo na mochila ou vai trabalhar vestido com as roupas de treino. E une o útil ao agradável, no final do expediente, já embalado, assim que sai do trabalho, vai embora correndo, literalmente.


E utiliza também as postagens de amigos para ganhar mais ânimo para manter a disciplina e aconselha a montar um cronograma caso você passe a maior parte do dia ocupado, como é o seu caso. Nas horas vagas ele adora ficar com o seu filho.


Conselho

Para as pessoas que querem começar a correr, Alisson aconselha procurar uma assessoria. A gente pensa que é só colocar um tênis e sair correndo. Em teoria sim, mas, quando ele começou, sem ajuda de um profissional, fazia isso de forma errada. O volume semanal era alto, daí, vieram as dores e as consequentes lesões.

Bora fazer um corre?

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page