google-site-verification=sG-CyGQ4ZcEyYyR2Qod5twFBfpvjVj6Jn8-ooEdbdFU
top of page
  • Foto do escritorRodrigo Assunção

É preciso pensar a Nova Lima do futuro

Giro Político




O cidadão Nova-Limense está mais do que acostumado a uma realidade de serviço público de difícil acesso, mas, o que acontece atualmente na prefeitura de Nova Lima chega a ser desrespeitoso. O contribuinte não consegue informações por telefone, pois os números disponíveis não são atendidos e alguns nem completam a ligação. Alguns pontos poderiam ser resolvidos de forma virtual se o site fosse mais interativo, infelizmente o atual site da prefeitura é mais informativo do que interativo.


Temos exemplos de cidades integradas como a implementada pela atual gestão do Recife. Lá, existe um aplicativo chamado Conecta Recife, intitulado a Chave Virtual da Prefeitura. Este app permite utilizar mais de 120 serviços e informações da cidade de forma rápida e simples. Através dele, o cidadão pode solicitar e consultar vários serviços da prefeitura do Recife, a exemplo das informações tributárias, processos administrativos, educação, saúde, trânsito, ciclovias, entre outros. Inclusive, serviços de parceiros, como Grande Recife Consórcio de Transporte e Bike PE.


Quando se pensa em cidade do futuro, deve-se facilitar a vida do cidadão além de prestar serviços de qualidade, o que infelizmente não encontramos na prefeitura de nossa cidade, e se quer é a preocupação da atual gestão. Os secretários e o prefeito municipal deviam gastar menos tempo em redes sociais, ou em eventos de gala para lançar empreendimento que terão impactos no transito local e procurar exemplos de gestão estratégica e de gasto público inteligente e que gere conforto a sua população.


Laudo mostra que Honório Bicalho foi atingida por rejeito de barragem

O laudo técnico das amostras recolhidas após a enchente que atingiu nossa região, no início do ano, mostra que a lama estava carregada de produtos químicos e de rejeito, provavelmente, de alguma barragem de mineração. O fato é que, quando conversamos com os moradores antigos, nunca se viu uma quantidade tão grande de água, e o maior problema ainda pode ser visto nas ruas e dentro de alguns imóveis, do distrito.


A prefeitura contratou uma empresa para fazer a limpeza e paga altos valores por isso, mas, infelizmente, a população não se mostra muito feliz com os trabalhos prestados. Uma ação contra a Vale e a prefeitura de Nova Lima está sendo proposta pelo ex-vereador e advogado Wesley de Jesus, com a intenção de mitigar os prejuízos causados por esse acidente criminoso. Se realmente houve um crime ambiental, como comprova o laudo, os prejuízos não podem ser colocados nem na conta da natureza e muito menos ficar ao morador destas regiões que já sofreram danos psicológicos, materiais e enfrentam, até hoje, crises alérgicas, síndromes respiratórias e falta de qualidade no sistema de distribuição de água, que não foi totalmente limpo.


Enfrentam poeira e mau-cheiro nas ruas, mas tentam, a todo o momento, reconstruir suas vidas e seguir em frente. Se a lama tem dono, ele tem a obrigação legal de auxiliar, ao máximo, todos atingidos.


Corrida pelo governo Mineiro

O Senador Carlos Viana se destaca na corrida pelo governo de Minas, sendo o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro como seu representante no estado. A negociação girou em torno da troca de partido de Viana que saiu do MDB e foi para o PL, sigla atual do presidente. O Senador ainda foi nomeado o líder de governo de Bolsonaro, no Senado, tudo com a intenção de gerar maior mídia em torno de seu nome e tentar colocá-lo, realmente, na disputa eleitoral.


O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, que foi ministro do turismo no atual governo federal, será o candidato ao senado, a dividir palco com Bolsonaro e Viana em Minas Gerais. Pesquisas mostram uma ligeira vantagem do atual governador Romeu Zema (Novo), que parece ter sua chapa em processo final de negociação. Marcelo Aro (PP) tem a preferência do governador a compor sua chapa, que contará com Paulo Brant (PSDB) e o deputado federal Bilac Pinto (União Brasil) ao senado.


Zema enfrenta um momento crítico de seu governo, pois, a ALMG, liderada pelo Augustinho Patrus (PSD), que será vice de seu principal concorrente Alexandre Kalil (PSD), decidiu conceder aumentos que inviabilizam as contas públicas a alguns grupos de servidores. Atitude claramente politiqueira do presidente da casa legislativa em uma tentativa aberta de desidratar a boa aprovação do governador Zema.


Alexandre Kalil que renunciou a prefeitura de Belo Horizonte enfrenta alguns problemas de campanha, mas já mostra uma leve melhora nas pesquisas, isso graças ao apoio do ex-presidente Lula (PT), Kalil que já definiu seu vice-governador terá, também no palanque, os candidatos ao Senado, Alexandre da Silveira (PSD) e o Deputado Reginaldo Lopes (PT). O ex-prefeito da capital mineira é o que mais aglutinou, até o momento, nomes públicos para acompanhá-lo nos palanques de Minas Gerais, o que não coloca Kalil em tão bons lençóis, já que grande parte desses políticos já tiveram envolvidos em algum tipo de escândalo e são considerados a velha política de Minas.


Kalil terá ao seu lado, por exemplo, o ex-governador Fernando Pimentel (PT), pré-candidato a deputado federal que é considerado por muitos o verdadeiro responsável por quebrar o estado e responde processos por improbidade administrativa enquanto ministro e governador, além de todos os acordos que Lula terá que fazer para garantia de uma boa participação nas eleições deste ano.

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page